domingo, 5 de julho de 2015

Primeiro, leia o livro... Depois, veja o filme! #3 (Versão apenas em Português)

Hoje vou falar sobre O Perfume - História de Um Assassino de Patrick Süskind da Editorial Presença.



Sinopse: "Esta estranha história passa-se no século XVIII e há todo um extraordinário trabalho de reconstituição histórica, não só da época e das mentalidades, como do ofício de perfumista, que então era particularmente valorizado e que estava a cargo de artesãos especializados. Patrick Süskind conduz o leitor de página em página, de odor em odor, de perfume em perfume, enebriando-o, arrebatando-o nessa alquímica busca do Absoluto que é a do seu personagem: a busca do perfume ideal, isto é, a forma suprema da Beleza. Nessa busca nada deterá Jean-Baptiste Grenouille - que nascera no meio dos mais nauseabundos fedores, numa banca de peixe -, nem mesmo os crimes mais hediondos. Este personagem monstruoso possui no entanto algo de extremamente inquietante, a sua própria incorrupta pureza.".

Opinião Pessoal: Pessoalmente, eu achei esta história brilhante (um rapaz, que desde sempre tem a capacidade de "ver" o Mundo através do olfato e que deseja ter ao seu alcance as - que para ele são as melhores - fragrâncias de 25 jovens lindíssimas e virgens. Por isso, passa por imensas provações: trabalha para um perfumista, criando as mais belas combinações de essências, esconde-se numa caverna durante sete anos, é levado por um médico para estudo e tudo isso culmina nos assassínios. 
Porém, ao longo da obra, dá-nos (pelo menos a mim) a impressão que ele próprio era a vítima, submetido ao poderoso nariz, que ao avistar alguma rapariga com estas características o impulsiona a fazer de tudo para a ter.
No entanto, penso que em determinadas alturas, Süskind perde-se um pouco nos detalhes, esquecendo a ação.
Este livro é uma obra admirável que retrata muito bem a influência do Renascimento nas mentalidades.

Classificação Atribuída Por Mim: 7/10 (Bom!)

Podem encontrar este livro na Fnac, Bertrand ou Wook.

*********************************************************************************** 
 Filme: Este filme estreou em 2006 e conta com o excelente Ben Whishaw no papel de Jean-Baptiste Grenouille.
Apesar de haverem algumas alterações no filme, que são partes que não constam no livro, e tal como o que aconteceu aqui, fazem bastante sentido na forma como estão inseridas.
Esta longa-metragem leva-nos a sentir todos os cheiros (por exemplo, o mercado ou as ameixas) a que Grenouille é exposto e é um ótimo desfecho para quem acaba de ler o livro, como maneira de "materializar" todas as imagens e situações.
No IMDb, este filme está classificado como 7,5.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário